domingo, 27 de junho de 2010


Copa do Mundo de 1954 na Suíça

Assim como na Copa do Mundo anterior no Brasil, a Copa do Mundo 1954, realizada na Suíça, não teve como campeã a seleção considerada melhor, a Hungria de Puskas. De forma surpreendente, a Alemanha derrotou a Hungria na final no chamado "milagre de Berna". A Copa do Mundo 1954 foi a primeira a ter cobertura pela televisão, e foram cunhadas moedas comemorativas do evento.

O Brasil precisou participar de eliminatória para se classificar para a Copa do Mundo de 1954, derrotando Paraguai e Chile. Na Copa, o Brasil passou pela primeira fase com vitória de 5x0 para o México e empate de 1x1 com a Iugoslávia. Na fase seguinte, quartas-de-final, o Brasil foi eliminado pela seleção da Hungria por 4x2 em jogo nervoso com 3 expulsões e brigas.

Os campeões da Copa do Mundo 1954 e o Milagre de Berna

A conquista da Alemanha Ocidental da Copa do Mundo 1954 foi uma grande surpresa, pois a Hungria era a melhor seleção e grande favorita ao título, estando invicta por 32 jogos. De fato, a Alemanha já havia sido derrotada para a Hungria por 8x3 na primeira fase da competição. A surpresa da vitória Alemã por 3x2 na final da Copa do Mundo 1954 foi tão grande, que o jogo ficou conhecido como o "Milagre de Berna".

Na verdade algumas condições contribuíram para o "milagre". Na ocasião do jogo caiu uma chuva torrencial, o que por si só prejudicaria a seleção húngara mais técnica. Naquela época a bola de futebol era de couro e absorvia a água, ficando alguns quilos mais pesada e favorecendo o jogo de força. Além disso, pode-se considerar como fundamental o fato dos alemães terem chuteiras especiais para o campo molhado, fornecidas pela Adidas, que lhes proporcionaram mobilidade superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário