domingo, 27 de junho de 2010


A Copa do Mundo de 1986 no México

A 13a edição da Copa do Mundo foi realizada no México de 31 de Maio a 26 de Junho de 1986. O nível técnico da Copa do Mundo 1986 foi alto, com grandes craques como Zico, Platini e Maradona. Até a Copa de 1986 esses três ídolos da história do futebol disputavam quem era o melhor do mundo, com vantagem para Zico e Platini. Porém, com a brilhante atuação de Maradona em 1986 e a conquista da Copa pela Argentina, ele se consagraria a partir daí como o melhor do mundo, enquanto Zico e Platini entrariam na fase final de suas carreiras.

Além de grandes craques, a Copa do Mundo 1986 contou com belos gols. A seleção da Dinamarca, que fazia sua primeira aparição em Copas do Mundo encantou a todos com um futebol magnífico na primeira fase, mas acabou eliminada pela Espanha nas oitavas-de-final. O calor e altitude acabaram por valorizar ainda mais a técnica sobre a força física. O formato de disputa da Copa do Mundo 1986 mudou em relação ao de 1982. A primeira fase consistiu em 24 seleções divididas em 6 grupos de 4 times. A partir daí classificaram-se para as oitavas-de-final as 12 primeiras e segunda colocadas de cada grupo mais as 4 melhores seleções terceiras colocadas. Das oitavas-de-final até a final as seleções se eliminaram em confronto direto.

A brilhante seleção brasileira de 1982 ainda estava na memória de todos na época das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986. Por causa disso, Telê Santana, que estava trabalhando no exterior, foi chamado novamente para ser técnico da seleção. Por estar muito tempo fora do Brasil, Telê convocou um número maior de jogadores para o grupo e depois realizou os "cortes", o que foi problemático e traumático. Além disso, o Brasil contava com seus maiores craques de 1982 envelhecidos, e grande ídolo Zico se recuperando de sério problema de contusão no joelho.

Na primeira fase o Brasil venceu todos os jogos e se classificou em primeiro lugar, porém passou com dificuldade pela Espanha e Argélia pelo placar de 1x0. Contra a Irlanda do Norte o Brasil venceu por 3x0. Nas oitavas-de-final o Brasil passou pela Polônia por 4x0. Apesar do placar dilatado, o jogo foi bem difícil no começo. Nas quartas-de-final o Brasil enfrentou a França de Platini. Os brasileiros começaram abrindo o placar, mas o franceses empataram ainda no primeiro tempo. Como nos jogos anteriores, Zico entrou no segundo tempo e, já na sua primeira participação, deu um passe genial a Branco que sofreu pênalti. O próprio Zico cobrou o pênalti, que foi defendido pelo goleiro francês. O tempo normal terminou em 1x1, e a prorrogação em 0x0, fazendo-se necessária a decisão por pênaltis que foi vencida pela França por 4x3 (Zico, Alemão e Branco marcaram, enquanto Sócrates e Júlio César perderam os pênaltis).

Os campeões da Copa do Mundo 1986

A Argentina passou pela primeira fase da Copa do Mundo 1986 vencendo a Coréia do Sul 3x1, empatando em 1x1 com a Itália e vencendo a Bulgária por 2x0. Nas oitavas-de-final os argentinos superaram o rivais uruguaios por 1x0. Nas quartas-de-final aconteceu o jogo mais polêmico da Copa do Mundo 1986 contra a Inglaterra. Aos 6 minutos do segundo tempo Maradona abriu o placar com um gol de mão validado erroneamente pelo árbitro. Três minutos depois Maradona marcou um gol magnífico em jogada de contra-ataque driblando vários ingleses. Apesar de ter sido em gol espetacular, ele foi conseqüência direta do primeiro gol irregular de mão, que fez os ingleses partirem ao ataque abrindo campo para conta-ataque. Ao final do jogo Lineker marcou para a Inglaterra. Nas semi-finais a Argentina passou pela Bélgica por 2x0. Na grande final, a Argentina superou a Alemanha por 3x2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário